Home História
História PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Seg, 06 de Julho de 2009 15:21

Logo após a sua inauguração no ano de 1972, a doceira se desenvolveu em ponto nostálgico de imigrantes européus, saudosos pelos doces de lá. Seu fundador, o austríaco Johann Kornfellner, era chamado carinhosamente pelos amigos e clientes como “Hansl”.
“Hansl” desde muito cedo aprendeu o seu ofício em Viena. Conta que por um lapso do destino, como era muito franzino foi retirado da seção de panificação, pois teria que carregar sacos pesados de farinha e remanejado para o setor de confeitaria, cujo trabalho era mais artesanal.
A confeitaria logo tornou-se sua paixão. Conquistou após anos de trabalho e estudos intensos o seu título de “Mestre de Confeiteiro” em Viena.
Em 1953, sempre com espírito empreendedor alçou novos rumos. Veio ao Brasil juntamente com a sua esposa Herta e inicialmente se instalaram em Santos abrindo doceiras como: a Joinville, a Viena e a Sissi. 

 

Em 1972, após breve retorno à Áustria, funda a doceira da qual homenageou com o nome da sua filha Christina; que hoje encabeça a segunda geração na frente dos negócios. 

Inauguração Confeitaria Christina-1972

Apesar de  algumas reformas e modificações estruturais na casa, a última entre janeiro e março de 2009,  a doceira permanece fiel ao receituário austro-hungaro. Sempre preocupada em conciliar a clássica doceira européia de doces leves e pouco açucarado com a moderna, em que se valoriza a baixa caloria e o cuidado com a saúde.
A matéria-prima e todos os demais ingredientes são produtos puros da melhor qualidade, sempre frescos e naturais, sem a inclusão de conservantes ou outros químicos.
Para preservar sempre o mesmo sabor, produzem-se as próprias geléias, recheios e massas de maneira artesanal e com as mesmas técnicas de fabricação vindas há mais de 50 anos para o Brasil.

Como resultado, encontramos mais do que a satisfação do cliente e sim, amigos que nos acompanham nessa jornada, contando hoje com três gerações e que para nós, é a nossa maior satisfação. 


Confeitaria Christina Atual


     

 

Última atualização ( Sáb, 12 de Dezembro de 2009 13:06 )
 

Pesquisa

Qual é seu doce favorito?
 

Curiosidades

Sonhos


SONHOS PARA O ANO NOVO


É tradição na Alemanha e na Áustria de incluir nas comemorações de ano novo o famoso sonho.

Sonho é uma massa de fermento adocicada bem leve, que leva leite, ovos, manteiga. Por ser seu teor de ovos alto, ao fritar em imersão de óleo, a massa não absorve tanta gordura. Este é o segredo do sonho “sequinho” e leve.

Sua característica principal é a faixa branca que fica na metade do sonho. Depois de frito, é recheada com geleia, principalmente, a geleia de damasco, que pela sua acidez confere um sabor maravilhoso. Depois a parte superior é polvilhada com açúcar de confeiteiro e está pronta para ser servido.

É comum na Europa, que para começar o ano com o espírito festivo e bem humorado, um dos sonhos servido é recheado com mostarda. Fica ai a brincadeira de quem vai morder justamente este. A brincadeira lembra muito o jogo do “mico preto”, antigo jogo de cartas infantis no qual o perdedor é quem termina com a carta do macaquinho. Assim aquele que morder o sonho estranho, paga o “mico” passando a ter que fazer alguma tarefa para compensar a distração.

E então se animou para pregar uma peça no ano novo?
FELIZ ANO NOVO!!!