Home Curiosidades ORIGEM DA SACHERTORTE
ORIGEM DA SACHERTORTE PDF Imprimir E-mail
Escrito por Confeitaria Christina   
Seg, 11 de Julho de 2011 13:53


A torta Sacher foi batizada em homenagem ao criador da receita, o hoteleiro Franz Sacher.Este porém , não começou a sua carreira como hoteleiro e sim, como ajudante de cozinha.Contando na época com 16 anos, trabalhava na cozinha do Princípe Metternich.

Certo dia no ano de 1832, Metternich aguardava importantes convidados. Tarde muito tarde, chegou-se aos seus ouvidos que o chef patissier estava ausente por motivo de doença.


De início desconcertado com a notícia, ele logo ordenou que fôsse chamado o auxiliar do chef, este um menino de 16 anos totalmente inexperiente e disse à ele:

"Receberei hoje convidados da mais alta importância e quero que você crie uma sobremesa excepcional, que faça os seus paladares requintados desejarem mais“.

O menino Franz Sacher não se fez de assustado e aproveitou a oportunidade para executar a sua criação.

Foi à cozinha procurar os ingredientes que estavam à sua disposição. Misturou a manteiga, o açúçar, a farinha e ovos batidos com chocolate amargo e levou tudo ao forno. Depois de assado, pegou do pote de geléia de damasco e recheou sua torta, para no final cobrir tudo com cobertura de chocolate meio amargo.

 O que foi que este menino aprontou? A leve torta de chocolate com damasco, não somente recebeu elogios dos convidados de Metternich, como também sua fama se espalhou para fora dos muros do castelo.

Nos anos seguintes, foi levado para trabalhar na corte do príncipe Esterhazy, primeiramente em Pressburgo e depois em Budapeste.

Quando o já experiente confeiteiro resolveu dar seus primeiros passos na abertura de seu próprio negócio, uma delicatesse de vinhos, ele ofereceu ao público a sua receita com grande estilo. Ganhou fama e logo as famosas cafeterias vienenses passaram a oferecer a iguaria, mas nunca igual à original.

A receita original permanecia em suas mãos. Perguntado como ele a fazia, Franz Sacher somente respondia: “ah, é somente alguns ingredientes como farinha, açúcar, ovos e chocolate que misturo”.

 Seu filho mais velho Edward segue os passos de seu pai e conclui seu aprimoramento na Confeitaria “Hofzuckerbäcker Demel”. Lá ele dá o acabamento do que conhecemos hoje como a Sacher Torte, e a receita permanece no estabelecimento.

A Torta Sacher era oferecida a principio na confeitaria Demel. Posteriormente, Edward Sacher sai do Demel e funda seu próprio negócio em 1876, o famoso Hotel Sacher.

 O Hotel Sacher passa a distribuir a famosa receita também. Começa então uma disputa judicial entre a Confeitaria Demel e o Hotel Sacher pelo uso do nome “Sacher Torte Original”. Chega-se a um acordo extrajudicial, onde foi reservado ao Hotel Sacher o título de “Original” e à Confeitaria Demel um selo triangular com a inscrição “Eduard Sacher-Torte”.

 De acordo com o livro “Süsses aus dem Sacher”, menciona que, a receita original, que tanto fez sucesso na corte austríaca, permanece ainda hoje guardada no cofre do próprio Hotel Sacher, onde somente poucos tem acesso.

Última atualização ( Ter, 15 de Novembro de 2011 14:10 )
 

Pesquisa

Qual é seu doce favorito?