Home Curiosidades Spekulatius
Spekulatius PDF Imprimir E-mail
Escrito por Confeitaria Christina   
Ter, 15 de Novembro de 2011 11:29


Os Spekulatius são biscoitos originários da Bélgica e da Holanda, mas também da região norte do Rio Reno. Os países baixos, ainda hoje levam o título de maiores confeitarias de Spekulatius. Biscoitos holandeses e belgas têm um sabor de caramelo característico, que é conseguido através da adição de açúcar com teor de melaço.

Podemos encontrar os Spekulatius de três formas: com especiarias, com amêndoas e amanteigados. O mais comum e conhecido é o Spekulatius obtido pelas especiarias de cardamomo, cravo e canela.


 

Na Alemanha, é considerado um biscoito típico para as épocas natalinas. A massa é moldada em formas de madeira ou metal, que conferem desenhos típicos e variados, conforme a região e a época do ano. Assim, podemos encontrar para o natal, desenhos que relembram essa época, como a figura de São Nikolaus.

 O que poucos sabem, é que os biscoitos também refletem um fundo religioso. Trata-se de uma maneira de contar histórias de natal, através dos seus desenhos natalinos.

No entanto, há outros motivos contemporâneos belgas e holandeses como, navios, casinhas camponesas ou moinho de vento, e alemães como, lenhadores, camponesas e até figuras dos contos dos Irmãos Grimm.

A qualidade do produto muitas vezes se mede pela sua espessura, quanto mais finos os biscoitos, mais delicados são. 

Eles já foram considerados uma especialidade exótica e valiosa. Depois da Segunda Guerra Mundial, a população em geral nem sempre tinha acesso às especiarias. Os temperos eram muito caros, pois a sua grande maioria provinha de fora.

Hoje, os Spekulatius são produzidos pelas grandes indústrias, que os elabora com vários níveis de qualidade e em grandes quantidades, barateando o seu custo; mas felizmente ainda encontramos quem os fazem artesanalmente com os seus moldes de madeira, tornando-os insubstituíveis.

Última atualização ( Ter, 15 de Novembro de 2011 13:51 )
 

Pesquisa

Qual é seu doce favorito?